terça-feira, 7 de junho de 2011

Telecentros desenvolvem atividades comunitárias


O Projeto Ação Digital de Russas é responsável pelo gerenciamento de todos os telecentros comunitários que aderiram ao Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR.

As atividades foram iniciadas em janeiro, quando na ocasião, os monitores da 1ª Etapa: Anderson Freitas, Adriano Martins, Gerlane Mendes, Sandra Lima, David Oliveira, Deusivânia Ribeiro, Edson Amorim, Glícia Silva, André Mendes, Erlaine Araújo, Fábio de Sousa, Antoniel Moura e Andréa Girão, realizaram o processo de divulgação de cursos do PAD, e de cursos para as comunidades onde esses telecentros atuariam.

Eles fizeram esse trabalho expondo cartazes em pontos estratégicos no entorno de seus respectivos telecentros, como também visitaram as casas de cada morador local, a fim de conhecer os anseios e a realidade das comunidades.

O PAD realizou encontros aos sábados, com todos eles, a fim de capacitá-los a conhecerem bem as propostas do Programa e saberem atuar com desenvoltura nas suas atividades. Receberam capacitação para saberem elaborar plano de aula e se aprofundarem no estudo de conteúdos de informática (Calc, Writer. Impress), Sistema Operacional Linux, etc.

Em seguida os monitores deram aulas práticas no telecentro do PAD e foram acompanhados pela coordenadora pedagógica da iniciativa.

Em Fevereiro, teve início as atividades em cada telecentro (Sede e Zona Rural). Cada monitor soube adequar seu plano de curso à realidade local, como também se ajustar as condições de infra-estrutura disponível naquele momento. ´A medida que iam aparecendo as dificuldades, logo todos se reuniam e buscavam uma solução conjunta e mais viável, por se tratar de algo novo para todos.

Segue abaixo a relação dos cursos que tiveram maior aceitação dos nossos públicos:

Elaboração de Trabalhos Escolares; Jogos Educacionais (como reforço escolar e também desafios linguísticos extraídos do programa Luz das Letras); Informática Básica; Redes Sociais; Pesquisas em Internet: Palestras Temáticas e Conteúdo interdisciplinar; Curso de 40h/a para as turmas do EJA(Educação de Jovens e Adultos) , nas escolas Raimundo de Deus, Ana Xavier Lopes, Juarez Santiago Lima, Pe. Marcondes Cavalcante e escola São Gerardo) Monitores que atuam: Gerlane, Sandra, Andréa, André e Glícia; Oficina de Inclusão Digital; Capacitação GNU/LINUX, para professores em Ramal de Flores e Tecnicas de Digitação (klavaro), etc.

A monitora Erlaine ressalta que todos esses cursos irão proporcionar a inclusão digital nas comunidades, através do acesso às novas tecnologias que os telecentros oferecem.

O monitor Antoniel gostou da ideia que o coordenador geral João Paulo de Oliveira propôs de que cada monitor criasse um Blog para postar as notícias, para assim formar um intercâmbio entre eles e até já fez o seu próprio Blog. Em breve estaremos concluindo tudo e divulgaremos maiores informações. O desempenho dos nossos monitores estão superando nossas expectativas. Ressalta a coordenação do Projeto Ação Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário