terça-feira, 7 de junho de 2011

Informações que os gestores e telecentristas devem saber

Informações importantes que os gestores e telecentrist as devem saber sobre os telecentros comunitários:

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

PREMISSAS:

- Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando a redução da exclusão digital e social.

- Implantação de telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico.

- Utilização de ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades diversas ligadas à Inclusão Digital para todo o público alvo.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:


Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:

- Uso livre dos equipamentos;

- Acesso à internet;

- Cursos de informática básica;

- Curso de navegação na internet;

- Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;

- Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;

- Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);

- Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;

- Oficinas de alfabetização digital;

Fonte: www.mc.gov.br

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