domingo, 12 de junho de 2011

Bombeiros do RS usam Gabinete Digital para postar suas reivindicações

Enquanto o governo do Rio de Janeiro chegou a um impasse nas negociações com bombeiros em greve, no Rio Grande do Sul o Gabinete Digital do governador Tarso Genro se tornou um canal para receber demandas dos bombeiros daquele estado. Uma das ferramentas do gabinete, lançado no dia 24 de maio, é o "Governador Responde", onde os internautas postam perguntas a serem respondidas pessoalmente pelo governador – e votam nas que desejam ver respondidas. Desde o lançamento do gabinete, foram postadas 204 perguntas. Entre 4.345 votos, até ontem, a mais votada, com 19,33% dos votos, refere-se à desvinculação do Corpo de Bombeiros daquele estado da Brigada Militar. O governador responderá somente uma pergunta por mês, por video. Deveriam, ele e as secretarias responsáveis, responder a todas.
“A tendência brasileira é a desvinculação dos bombeiros das polícias militares. Apenas o RS e SP continuam vinculados à PM, já que PR e BA separam em 2011 e 2012 respectivamente. Qual a posição do Governo do Estado com relação a separação dos Bombeiros da Brigada Militar, criando assim o Corpo de Bombeiros Militar?” é a pergunta que recebeu mais votos. Mas outras referentes a salários dos bombeiros e dos brigadianos do estado foram bem votadas. Uma pergunta que trata da valorização profissional para policiais e bombeiros militares recebeu 260 votos – foi a quinta mais votada. E outra, “até quando os brigadianos receberão o pior salário do país?” foi a quinta mais votada, com 134 votos.
Criada para dar resposta a anseios da população, ao mesmo tempo em que é uma ferramenta para o próprio governo mapear esses anseios, a "Governador Responde” acabou sendo, nessas primeiras semanas, um canal para diversos servidores públicos – bombeiros, policiais, técnicos-científicos, professores – expressarem sua insatisfação salarial e com suas carreiras.
A questão da segurança pública foi a que mais recebeu perguntas. Foram 35 perguntas. O segundo tema mais perguntado, entre os 18 estabelecidos pelo gabinete, foi o da educação, com 33 perguntas. E o terceiro que mais suscitou perguntas, 18 perguntas, foram as estradas do Rio Grande do Sul.
Tecnologia da informação e inclusão digital
O tema da tecnologia da informação recebeu somente 12 perguntas, com um total de 29 votos. A mais votada, entre elas, com oito votos, foi sobre software livre:
“Governador,apesar de ser uma tema mais técnico o governo Olivio Dutra teve um claro posicionamento e algumas ações importantes quanto à adoção de Software Livre em sua gestão, porém após seu governo a maioria das ações perdeu força. Sabemos que além dos imensos custos de licenciamento de sistemas gastos por todos os órgãos públicos no Brasil, a tecnologia vem nos levando para um ciclo de dependência técnica e econômica das grandes multinacionais de TI, ciclo que só poderá ser quebrado com ações de médio e longo prazo governamentais,para que o RS passe de consumidor a produtor de inovações nesta área, passando por capacitação, mudanças no ensino, por incentivos ficais e diversas outras ações que teriam um importante retorno econômico para o estado, pergunto qual a política estabelecida pelo sr. a respeito do tema?".
Há também perguntas sobre a melhora no acesso à web no estado; o empreendedorismo via internet; orçamento aberto; redes sociais nas instituições de governo; papel da tecnologia da informação na rede escolar. O tema também apareceu nas perguntas sobre educação:
“Comemorando este espaço, aproveito para questionar uma realidade cruel, muitas escolas possuem laboratórios de informática, mas a inclusão digital não é uma realidade, muitos estão excluídos pela falta de estrutura física ou humana, pois o número de profissionais aptos a informática é muito menor que a demanda, e os salário na área são pouco atrativos, como será resolvido este problema?".
Veja as perguntas aqui. As ferramentas usadas pelo Gabinete Digital são livres e podem ser adotadas por qualquer governo ou prefeitura que assim o desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário